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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

IMPORTANTE:

- Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

- Todas as informações, opiniões, dados e posicionamentos expressos nos textos científicos publicados em Lituras  são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios e as possíveis consequências.

 DIRETRIZES PARA ARTIGOS SUBMETIDOS PARA OS NÚMEROS REFERENTES A 2017

1 – Lituras é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras, cujo objetivo é o de divulgar pesquisas realizadas na área de Linguística e de Língua Portuguesa, bem como Semiótica, Literatura, Linguística Aplicada, Comunicação Social e Educação em diálogo com os estudos da linguagem. Os textos acadêmicos enviados são apreciados pelos editores, pelo Conselho Editorial e/ou pelo Conselho Consultivo, que selecionam, a partir de critérios estabelecidos, os textos para publicação.

2 – Os artigos deverão conter entre 10 e 20 páginas e as resenhas no máximo 4 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o editor de texto Word for Windows, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm) com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas.

3 – Os pareceristas designados pelo editor gerente, aos quais serão submetidos os textos, poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado. Assim, os textos acadêmicos enviados serão formatados e compatibilizados com o visual do formato dos artigos do periódico. Eventuais modificações de estrutura e conteúdo do original aceito para publicação deverão ser previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contempladas modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na página de LITURAS.

4 – Os textos apresentados deverão expor a seguinte estrutura:

4.1 – Elementos pré-textuais

  1. a)Título do artigo:deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão do conteúdo do artigo. Deve ser apresentado na primeira linha, centralizado e em negrito. Fonte: Times New Roman, tamanho 14, em maiúscula;
  2. b)Nome do(s) autor(es):deve-se indicar o nome por extenso, depois do título e suas credenciais e afiliação institucional. Endereço eletrônico deverá ser indicado em nota de rodapé;
  3. c)Resumo:deve conter de 100 a 150 palavras e ser redigido em língua portuguesa. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em caixa alta e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, máximo de 8 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, tamanho 11, para todo o resumo;
  4. d)Palavras-chave: indicar entre 3 e 5 palavras significativas do conteúdo do artigo, linha abaixo do resumo, separadas entre si por ponto. Colocar o termo Palavras-chave em negrito, primeira letra em maiúscula.

4.2 – Elementos textuais

O texto de artigo de publicação periódica, como qualquer outro trabalho acadêmico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A responsabilidade pelo número de seções do artigo, assim como sua extensão, é de cada autor.

  1. Fonte:Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto e espaçamento 1,5 entre linhas;
  2. Citações:no corpo do texto, serão de até 3 linhas, entre aspas duplas. Quando superiores a 3 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11, em espaçamento simples e sem as aspas. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta – Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Não utilizar idem ou ibidem.
  3. Notas explicativas:se necessárias, devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.
  4. Títulos e subtítulos das seções:sem numeração, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente a primeira palavra da seção. Exemplo: A construção dos sentidos.
  5. Elementos ilustrativos:gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na sua parte inferior, numeradas sequencialmente.

4.3 – Elementos pós-textuais: colocados logo após o término do artigo.

  1. Referências: seguir normas atuais da ABNT;
  2. Título em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano);
  3. Resumo em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano): seguir o mesmo padrão do RESUMO;
  4. Palavras-chave em outra língua (Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano)seguir o mesmo padrão das PALAVRAS-CHAVE;
  5. Data

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